terça-feira, 9 de novembro de 2010

Ronaldinho Gaúcho e Xavi têm a mesma idade. E o Futebol ?

            Ronaldo de Assis Moreira, brasileiro, nascido em 21 de março de 1980, na cidade (linda) de Porto Alegre. Irmão do jogador Assis, começou sua caminhada no futebol jogando pelo Grêmio de Futebol Porto-alegrense, foi para europa, passando por França (PSG), Espanha (Barcelona), onde, com a camisa 10 encantou o mundo inteiro, ganhou uma UCL, dois prêmios de "Melhor jogador do mundo", concedido pela FIFA e duas "Ballon d'Or", nos anos de 2004 e 2005. Campeão do Mundo em 2002 pela Seleção Brasileira, para ficar entre os títulos mais importantes. Em 2008, chegou ao Milan após uma derrocada, física e técnica, que começou em 2006, notadamente após o título da UCL conquistado sobre o Arsenal. Hoje, Ronaldinho Gaúcho veste a camisa 80 do time vermelho de Milão e tem 30 anos.
Tempo, não volta atráááááás...
          Xavi Hernádez Creus, espanhol, nascido em 25 de janeiro de 1980, na cidade de Terrassa (Espanha). Começou no único clube que defendeu até hoje em 1991, nas famosas "canteiras" do Barcelona. Jogou em todas as competições amadoras pelo Barcelona B e pela Seleção espanhola. Em 1998 chegou ao time principal do Barcelona para não sair de lá nunca mais. Marcou um gol em sua estréia e rapidamente o técnico do Barça, a época o holandês Louis van Gaal, percebeu que alí havia um meia de criação comparável ao homem que se tornaria técnico do mesmo Barcelona, Pep Guardiola. Campeão da La Liga em 5 temporadas, possui também dois títulos da UCL e um Mundial de Clubes, além da Eurocopa em 2008 e da última Copa do Mundo, realizada na África do Sul.

Xavi comemora um de seus gols em 2008/2009
        Como se pode ver, os dois jogadores têm os mesmos 30 anos de vida, defenderam as mesmas cores e o mesmo escudo durante algumas temporadas e são, incotestávelmente, imporantes para o futebol. A diferença entre eles está na situação atual. Ronaldinho Gaúcho é discutível na formação do time do Milan atualmente, sendo preterido, muitas vezes, por Robinho, que, convenhamos, não é muita coisa. A "fase negra" do Gaúcho já se estende há 4 anos e o que foi visto desde então foram alguns brilharecos da genialidade de outrora, atuações entre regular e boa em dias que podem ser contados nos dedos, uma luta velada contra a balança e a vida noturna, que passaram a dominar a vida de Ronaldinho Gaúcho. Sua presença na Seleção brasileira é contestável e vista com muitas reservas, dada a fraca atuação desde 2005, na Copa das Confederações. Por muitos, e me incluo, é visto como Ex-jogador em atividade.

Faz careta não, joga bola que é melhor.
         Xavi é inigualável e insubstituível tanto no Barcelona quanto na Seleção Espanhola. Ele é o maestro e quem dá o estilo e ritmo de jogo, por mais que seja irritante muitas vezes. A posse de bola chegando à 70 % por jogo é, em muito, consequência de sua presença em campo nos jogos do Barça e de "La Roja", o que facilmente foi visto na conquista da UCL 2008/2009 e mais recentemente nos campos Sulafricanos, durante a Copa do Mundo. O camisa 6 Blaugrana se incluí no grupo de Maldini e Baresi defendendo apenas duas camisas em sua carreira: a do Clube, com o qual tem total identidade por ser fruto da filosofia das Canteiras, e a da Seleção Espanhola. Chega a doer o coração ao pensar que um jogador tão refinado pode parar de jogar por causa da idade e todos esperam que ele siga o exemplo de Maldini, indo até os 40 anos.

Xavi em ação na Copa do Mundo.
      Não é questão de idade e sim de vontade e cuidado com o físico, com a parte psicológica e, principalmente, o craque, coisa que ambos são (embora o Gaúcho já tenha deixado de ser há tempos), deve saber que mesmo atingindo o auge, o topo, ainda é um atleta profissional de alto rendimento, e deve viver como tal. O Futebol sentiria muito mais, hoje, a falta de Xavi Hernández do que de Ronaldinho Gaúcho. 

Identidade.
         Este texto foi inspirado no comentário do jornalista Paulo Ricardo Calçade, comentarista e apresentador dos Canais ESPN.

Nenhum comentário: